16/12/2025

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo IBGE referentes ao segundo trimestre de 2025, evidenciam desigualdades estruturais enfrentadas pela população negra, que constitui a soma entre os autodeclarados pretos e pardos. Apesar de ser maioria no país, a população negra é minoria na região Sul, onde também enfrenta os piores indicadores. Na região, apenas 27% da população se declara negra. Os estados refletem essa composição: no Paraná, os negros são 35,2% da população; em Santa Catarina, 22,4%; e no Rio Grande do Sul, 21,6%.

Mesmo possuindo ensino superior completo, a população negra recebe os menores salários. A renda média de um trabalhador negro com diploma era de R$ 5.208, valor 25% menor do que a recebida pelos trabalhadores não negros com o mesmo nível de instrução, que era de R$ 6.940. A taxa de informalidade entre os trabalhadores negros no Sul também chama a atenção, variando entre os estados. No Paraná, por exemplo, 31% das mulheres e 30% dos homens negros estavam na informalidade. Em Santa Catarina, 21% dos trabalhadores negros eram informais. No Rio Grande do Sul 30% das mulheres e 29% dos homens negros estavam em situação de informalidade. Além disso, 21% da população negra ocupada no Sul recebia até um salário mínimo.

No Brasil, a pesquisa demonstra a predominância da população negra no perfil demográfico e no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa, a população negra correspondia a 56,4% dos brasileiros no período, o que representa mais de 120 milhões de pessoas. No mercado de trabalho, mulheres negras (23,9 milhões) e homens negros (32,8 milhões) constituíam a maioria entre os ocupados, os trabalhadores formais e os desempregados.



Fonte do artigo

About The Author

🔎 Quer verificar informações de forma rápida e segura?

Na UP Consultas você tem acesso a consultas completas de CPF, CNPJ, veículos, CRLV-e digital, protestos, bens em cartório e muito mais. Tudo em um só lugar, com resultados imediatos e sem mensalidade.

  • Consultas de CPF e CNPJ
  • Pesquisa de veículos e CRLV-e
  • Verificação de bens registrados em cartório
  • Relatórios rápidos e acionáveis

Faça seu cadastro gratuito e comece a consultar

Tenha mais segurança nas suas análises com informações atualizadas e confiáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *