16/10/2024

A consulta ao crédito é uma parte fundamental do processo de concessão de crédito e para o controle de inadimplência. No Brasil, temos três principais órgãos de proteção ao crédito que auxiliam empresas e consumidores: SCPC, SPC e Serasa. Entender a função e as diferenças entre esses serviços pode fazer toda a diferença na hora de tomar decisões financeiras. Neste artigo, vamos esclarecer o que é SCPC, qual a principal diferença entre SPC e Serasa, e como essas informações podem ser úteis no seu dia a dia.

O Que é SCPC?

SCPC é o acrônimo para Serviço Central de Proteção ao Crédito, administrado pela Boa Vista Serviços. Ele atua na coleta e disseminação de informações sobre a situação de crédito de pessoas físicas e jurídicas. O SCPC é amplamente utilizado por lojas de varejo e empresas em geral que desejam verificar se seus clientes estão com restrições de crédito antes de realizar uma venda a prazo.

Exemplo Prático

Imagine uma loja de eletrodomésticos que deseja vender um produto parcelado a um cliente. Antes de finalizar a venda, ela realiza uma consulta no SCPC para verificar se o cliente tem algum histórico de inadimplência. Caso a consulta aponte restrições, a loja pode decidir não conceder o crédito ou solicitar garantias adicionais.

Qual a Diferença Entre SPC e Serasa?

Tanto o SPC Brasil quanto a Serasa Experian têm funções similares ao SCPC, mas existem diferenças significativas entre elas, especialmente em relação ao tipo de informações que cada uma acessa.

SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)

O SPC Brasil é diretamente vinculado à CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), e é amplamente utilizado por comerciantes. Sua principal função é reunir informações sobre dívidas contraídas no varejo, como compras parceladas ou financiamentos adquiridos diretamente em lojas.

Uso no Dia a Dia

Se você é um comerciante local e precisa verificar a situação de crédito de um cliente, o SPC pode ser a sua principal ferramenta. Ele está diretamente ligado às dívidas que surgem no comércio, sendo mais focado em consumidores que compram a prazo em estabelecimentos físicos ou virtuais.

Serasa

A Serasa Experian, por outro lado, é conhecida por ter uma base de dados mais voltada para dívidas relacionadas a instituições financeiras, como empréstimos bancários, financiamentos e cartões de crédito. Fundada em 1968, a Serasa é fruto de uma parceria entre a FEBRABAN e a ASSOBESP, e hoje pertence à empresa irlandesa Experian.

Exemplo Prático

Se um consumidor deixa de pagar a fatura do cartão de crédito, essa informação será enviada à Serasa, que notificará o devedor por meio de uma carta, oferecendo um prazo de 10 dias para regularização da dívida antes de registrar a negativação.

Diferenças Chave

  • SPC: Focado em dívidas no comércio (varejo).
  • Serasa: Focado em dívidas com instituições financeiras (bancos, cartões de crédito).
  • SCPC: Administra informações tanto de dívidas comerciais quanto financeiras, sendo uma opção intermediária.

Apesar dessas diferenças, é comum que a informação de inadimplência registrada em uma dessas empresas seja compartilhada entre todas, formando um sistema de grande abrangência.

Qual Base de Dados Consultar?

A escolha da base de dados a ser consultada depende da natureza da dívida e da região onde você opera. Normalmente, cada cidade ou região tem uma preferência por um desses órgãos de proteção ao crédito.

Como Decidir?

  1. Verifique com Lojistas Locais: Descubra qual banco de dados é mais utilizado na sua cidade.
  2. Associação Comercial: Converse com a Associação Comercial ou o CDL local para obter orientações sobre o melhor órgão de proteção ao crédito.
  3. Consulte Todos os Órgãos: Dependendo do valor da venda, é recomendável que você consulte os três serviços (SPC, Serasa e SCPC) para garantir que está lidando com todas as informações relevantes sobre o cliente.

Diminuição da Inadimplência no Varejo

Redes de lojas de varejo têm um grande desafio em diminuir a inadimplência sem aumentar os custos com cobranças. Uma das soluções é o uso eficaz de consultas de crédito nos três principais órgãos de proteção ao crédito.

Como Funciona?

Ao verificar o histórico de crédito de um cliente antes de realizar uma venda, a loja pode evitar vender a prazo para consumidores com histórico de inadimplência. Além disso, o uso de sistemas automatizados de cobrança, como mensagens e e-mails, pode reduzir a necessidade de ações mais drásticas e caras, como a contratação de empresas de cobrança ou advogados.

Consultas Inteligentes com a UP Consultas

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