05/02/2026

Via @ndmais | A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, afirmou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, a primeira-dama Cilia Flores, serão julgados por tribunais norte-americanos em Nova York.

A mensagem de Bondi foi direta e sem nuances: o casal enfrentará “toda a severidade da justiça americana em solo americano”, conforme a CNN. Embora o paradeiro atual de Maduro não tenha sido revelado, a declaração sinaliza uma ofensiva jurídica agressiva por parte de Washington.

Nicolás Maduro e Cilia Flores foram presos na madrugada deste sábado (3). Segundo o governo dos Estados Unidos, a captura ocorreu durante uma operação militar de larga escala em solo venezuelano, que resultou na retirada do casal do país por via aérea. A vice-presidente da Venezuela pediu uma prova de vida de Nicolás Maduro.

As acusações contra Maduro: do narcoterrorismo às armas pesadas

O processo, que correrá no influente Tribunal do Distrito Sul de Nova York, baseia-se em uma lista de crimes que conectam a cúpula do poder venezuelano ao crime organizado internacional. Entre as principais acusações estão:

  • Narcoterrorismo e tráfico: conspiração para utilizar o tráfico de drogas como arma e para importar cocaína para os EUA.
  • Arsenal ilícito: posse e conspiração para o uso de metralhadoras e dispositivos explosivos.

O que esperar agora?

Apesar do tom, o Departamento de Justiça ainda mantém cautela sobre os próximos passos operacionais. Pam Bondi não confirmou uma data específica para o início das audiências, limitando-se a dizer que o processo começará “em breve”.

A grande incógnita permanece sendo a execução de uma eventual prisão, já que a procuradora não detalhou como ou quando os réus seriam custodiados para comparecer ao tribunal.

O que ficou claro, entretanto, é que para o governo americano, a questão deixou de ser apenas política e se tornou um caso de polícia federal de alta prioridade.

Enquanto isso, países como Brasil, Irã, Rússia, Colômbia e Cuba repudiam o ataque norte-americano ao país venezuelano.

Nicolás Maduro e Cilia Flores foram capturados pelos Estados Unidos
Foto: Reprodução/ND Mais

Carolina Sott
Fonte: @ndmais

About The Author

🔎 Quer verificar informações de forma rápida e segura?

Na UP Consultas você tem acesso a consultas completas de CPF, CNPJ, veículos, CRLV-e digital, protestos, bens em cartório e muito mais. Tudo em um só lugar, com resultados imediatos e sem mensalidade.

  • Consultas de CPF e CNPJ
  • Pesquisa de veículos e CRLV-e
  • Verificação de bens registrados em cartório
  • Relatórios rápidos e acionáveis

Faça seu cadastro gratuito e comece a consultar

Tenha mais segurança nas suas análises com informações atualizadas e confiáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *