Assim como cada brasileiro tem um número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e de RG (Registro Geral), cada imóvel localizado no país deve ter uma certidão de propriedade. Se você está procurando o número desta certidão, saiba que ele pode ser encontrado na matrícula do imóvel pelo endereço.
Quando os proprietários realizam a compra de uma casa ou um apartamento, logo se deparam com a necessidade de cuidar de toda a papelada relacionada ao imóvel. No entanto, nem todos sabem o que é a matrícula. Neste conteúdo, entenda para que serve essa certidão e como encontrá-la pelo endereço do local.
O que é a matrícula de imóvel?
A matrícula de imóvel é uma certidão que funciona como um RG para uma pessoa. Ela confirma a autenticidade da Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel, que traz informações importantes como:
- Localização do imóvel;
- Tamanho do terreno ou da propriedade;
- Dados do proprietário;
- Inclusão em inventários;
- Número de matrícula e muito mais.
Isso significa que cada imóvel tem um número de matrícula específico e individual. Além de dados importantes para diferentes transações, esse certificado mostra sob qual nome está registrado o imóvel, deixando claro quem é o proprietário da casa, do apartamento ou do comércio.
Se você comprou um imóvel, é fundamental registrar essa transação na matrícula do imóvel. Para isso, basta ir a um Cartório de Registro de Imóveis (CRI). Assim, você se protege de possíveis golpes, afinal, a compra ou venda só é validada quando o nome do proprietário é alterado nesta certidão.
Ficou mais fácil entender por que esse documento é importante, certo? Tudo que ocorre com o imóvel, como reformas e troca de proprietários, fica registrado na matrícula, junto aos arquivos do cartório. A seguir, vamos explicar como descobrir o número da matrícula do imóvel pelo endereço.
Como encontrar o número de matrícula pelo endereço?
Graças à UP Consultas, é possível realizar esse processo totalmente online, com busca em cartórios de todo o Brasil. Veja o passo a passo:
- Cadastre-se na UP Consultas: Acesse o site e crie sua conta através do link: Cadastre-se aqui.
- Acesse o menu “Busca Bens/Imóveis”: Dentro da sua área de cliente, selecione a opção para realizar a busca.
- Clique em “Solicitar Certidão Digital”: Escolha essa opção para prosseguir.
- Selecione o estado da busca: Informe o estado onde o imóvel está localizado.
- Informe o endereço: No modelo de pesquisa, escolha a opção “Por endereço” e preencha corretamente as informações do imóvel.
- Receba o resultado: Em até 5 dias úteis, o resultado da busca será disponibilizado na plataforma.
Vantagens de usar a UP Consultas
- Comodidade: Todo o processo é feito online, sem necessidade de deslocamento.
- Rapidez: Consulta com prazo definido de até 5 dias úteis.
- Confiabilidade: Busca realizada diretamente em cartórios de registro de imóveis.
- Preço acessível: Sem mensalidade e com baixo custo por consulta.
Conclusão
Consultar a matrícula do imóvel pelo endereço é uma etapa essencial para garantir a segurança de qualquer transação imobiliária. Com a UP Consultas, você realiza esse processo de forma simples, rápida e segura, sem sair de casa. Acesse agora mesmo a plataforma e descubra como é fácil ter acesso às informações que você precisa!